Contagem Regressiva para o Natal: sua marca está preparada?
*Este texto foi montado a partir de 2 artigos publicados pela
Think With Google.
Desde o início da pandemia, muitas mudanças puderam ser acompanhadas no comportamento dos consumidores, principalmente com relação às compras. Durante a quarentena, o aumento do consumo on-line se intensificou. Esse movimento já vinha acontecendo aos poucos e o isolamento social imposto pelo coronavírus acabou por acelerar bastante.
De acordo com uma pesquisa levantada pela Google, 62% dos brasileiros planejam confirmar on-line se um dos produtos que deseja comprar está em estoque antes de ir até a loja para comprá-lo. E ouso dizer que se for mais vantajoso comprar on-line para retirar na loja ou o frete estiver grátis, as chances de já comprar na pesquisa pode ser ainda maior, digo por experiência própria. A conveniência sempre vai ser mais agradável para a sua audiência, tenha isso sempre em mente.
Estamos em uma alta temporada de consumo, chegada da Black Friday e das festividades de fim de ano. Teoricamente, o ticket médio de compra aumenta, mas não fica tão pesado para o consumidor com o pagamento das parcelas do décimo terceiro, deixando os consumidores com mais poder de compra.

E neste cenário fim de ano + compra + e-commerce/loja física + promoções, se torna quase uma tarefa complicada saber como começar e aumentar o engajamento da marca com esses consumidores. Pode ser até discurso batido, mas ultimamente, aliar as estratégias on-line para alavancar as vendas nas lojas físicas é essencial.
Entretanto, a gente tem um aviso pra te dar agorinha, antes que você continue lendo esse conteúdo. Seu prazo já está começando a ficar apertado se você não começou a pensar nas estratégias de fim de ano do seu negócio. Iniciar cedo é cada vez mais importante, porque essa é a hora que a comparação de preços e compra dos primeiros presentes já estão acontecendo. Pasme você, o show dos atrasados tem diminuído nos últimos anos.
Pensar na experiência dos usuários no site pelo smartphone, na jornada de impacto da sua marca durante a navegação e pesquisa, como entregar conteúdos sem se tornar o “chato do
Instagram”, são alguns dos requisitos-chave para analisar nessa época.
| O que você pode fazer
Seguindo os conselhos do Google em um material muito interessante disponibilizado por eles, o
Guia de commerce para varejistas e marcas em 2021, são 5 etapas que você deve alinhar no seu negócio para estar pronto para o fim de ano: Aparecer, ter atitude, começar cedo, ser flexível e aceitar mudanças. Veja um resumo sobre cada uma delas:

Porém, além disso, não podemos descartar a importância de ordenar o objetivo da sua campanha, como ela será desenvolvida e treinar a equipe para atender os consumidores. O tráfego pago também tem um papel fundamental nessas campanhas sazonais, pois permite rankear ainda mais a sua marca no mercado, tornando-a mais notada e os conteúdos mais acessados.
Importante: Atente-se ao seu ramo de atuação e como conquistar também a audiência que está na busca pelos presentes. Ficar de olho nas tendências de consumo e o que tem sido mais procurado nos últimos anos também é essencial para você estar sempre atualizado dentro do mercado.
Clique aqui e veja o gráfico disponibilizado pela
Google em 2018 com os percentuais de presentes mais procurados durante essa época.
| Curtiu esse conteúdo?
Desejamos que você tenha ótimas vendas este ano, e estamos disponíveis para qualquer suporte que você precise para alinhar suas estratégias e alavancar suas vendas no meio digital e convencional.