A importância de estruturar o conteúdo
Criar conteúdo não é fácil. Vamos deixar de rodeios e ir direto ao ponto. Aquela história de que os sobrinhos ou amigos que “fazem artes” por um valor simbólico, agora está também se expandindo para todos os outros braços do marketing digital.
Um exemplo disso? Já reparou como tem N perfis que se denominam como criadores de conteúdo no
Instagram? E no fim podemos perceber publicações rasas, o puro suco do senso comum de conteúdos que já foram tantas vezes comentados…
Parece que esse blog começou como uma canetada em muita gente, mas a verdade é que queremos mostrar pra você que
tudo que se faz dentro da
internet (e fora dela também) precisa ser pensado e estruturado com muito profissionalismo, e isso se conquista com tempo e estudo.
⭐ O primeiro passo: O seu planejamento de pautas do mês precisa passar por uma
conferência e curadoria sobre qual o
tipo de conteúdo
chama mais atenção da sua audiência e qual é mais relevante para ela. E isso compreende também entender e levar em consideração os
formatos de conteúdo.
Passando pelo primeiro passo com vigor, vamos à segunda fase, onde de fato se produz o conteúdo. Para
algo se tornar interessante, é preciso estruturar como quer passar o conhecimento e reconhecer quais são os tipos de categorias/objetivos.

Segundo a Nowall School, alguns conteúdos podem ser classificados como notícia, pesquisa e análise.
Conteúdo notícia: são aqueles que trazem uma informação, uma novidade. Mas como transformar isso em algo que dê vontade de ler?
👉🏻 1° Contextualize o seu leitor, pois nem todos podem estar sabendo o contexto da novidade;
👉🏻 2° Diga qual é a novidade;
👉🏻 3° Feche o texto com seu ponto de vista sobre a informação apresentada.
Conteúdo Análise: aquele tipo de conteúdo que tem um posicionamento sobre um tema
👉🏻 1° Inicie comentando a problemática daquele tema;
👉🏻 2° Mostre seu ponto de vista sobre o problema;
👉🏻 3° Finalize com soluções para o leitor, que a partir do seu conteúdo pode mudar a própria percepção.
Conteúdo Pesquisa: apresenta dados atualizados sobre o mercado de algum tema que está em alta
👉🏻 1° Contextualize e fale sobre o tema da pesquisa e o foco da análise;
👉🏻 2° Apresente os dados, comente sobre eles, levante problemáticas ou vantagens;
👉🏻 3° Finalize com sua opinião sobre o impacto desses números
Mas como
comunicação não é uma ciência exata, tudo pode ser adaptável, e para isso é preciso ter a mente muito aberta com relação ao que você escreve. Algumas coisas podem funcionar melhor, outras não, e tudo bem, porque os erros também fazem parte dos acertos. E também o que é certo hoje, daqui um tempo pode não ter mais o mesmo resultado e será preciso se reinventar novamente.
Aí é que está o grande X do tesouro, nem todas as pessoas têm paciência para entender isso, e a frustração se torna a principal aliada nesses casos, junto com a procrastinação e vários outros malefícios…
O nosso conselho é parar
para pensar e analisar o que o trabalho tem de diferente ou de destaque do que já está sendo oferecido no mercado, assim como as formas de produção de conteúdo que se tem feito e visto.