O que é arte pra você?
Durante a faculdade de publicidade, algumas matérias que temos na grade só começam a fazer sentido depois que entendemos na prática a importância delas estarem ali, como é o caso da disciplina de estética. Em estética somos convidados a discutir e questionar, o que é o belo, o que é a arte como um todo.
E se for parar para pensar, aquele famoso ditado que “a beleza está aos olhos de quem vê”, é muito real, pois as percepções de feio x bonito, bom x ruim, varia de pessoa para pessoa, não há um senso comum. E isso é muito aplicado principalmente nas artes.

Mas o que pode ser considerado arte?
Para muitos, pode ser apenas as pinturas renascentistas, esculturas gregas monumentais, a arquitetura das igrejas do período gótico ou simplesmente a forma como funciona a tecnologia de um disco de vinil, então não dá para generalizar…
Em publicidade podemos dizer que ela se manifesta de várias formas, as mais comuns são os layouts que saem na mídia, mas se analisarmos um VT e as angulações de câmera, a trilha sonora que se encaixa no momento perfeito, o texto elaborado para o material, tudo o que envolveu aquele processo, foi artístico.
É tolice dizer não precisamos da arte na nossa rotina, porque ela também é muito importante para manter o nosso cérebro em funcionamento e entretido (um alô para a pandemia, que mostrou isso para muita gente)
Tem uma definição sobre arte que eu, autora desse blog, particularmente gosto, que é: “se algo foi capaz de gerar algum tipo de sentimento dentro de você, por mais confortável ou repugnante que seja, isso é arte”. Quer um exemplo? As vanguardas literárias que deram início a semana da arte moderna de 1922 e que se manifestam até hoje na cultura.
👉🏻 Partindo desse conceito,
o que é arte para você?