-- Google Tag Manager -->

Layout do blog

Qual o papel da TV hoje e como ela tem contribuído com este novo momento?

Qual o papel da TV hoje e como ela tem contribuído com este novo momento?
Entrevista com Carol Bueno, Gerente Geral da RPC de Foz do Iguaçu

Hoje, 11 de agosto, comemoramos o Dia da Televisão. A primeira tela que mudou a nossa maneira de consumir, seja conteúdo, notícias, e também produtos e serviços com propagandas animadas no seu início, depois surgiram as coloridas, as modernas, e hoje super tecnológicas com seus QR Codes. 

Desde que foi criada, a televisão passou a exercer um importante papel no nosso dia a dia. Mesmo com toda a mudança que a internet gerou nas nossas vidas nos últimos anos, ela se adaptou, e com o início da pandemia se mostrou ainda mais relevante. A quantidade de informação que circula na internet é digerida, resumida e transmitida com confiança por programas de jornalismo. 

Para entender ainda mais sobre seu papel e como ela tem se adaptado e contribuído neste novo momento, conversamos com a Carol Bueno, Gerente Geral da RPC de Foz do Iguaçu. 

Carol, há um tempo atrás a TV apurava as informações e exibia a reportagem para o público, sem interações.. Hoje, ela tem contado com a participação direta do telespectador enviando mensagens e expressando suas necessidades. Como é essa relação com quem assiste?

A sociedade está em constante transformação e a comunicação reflete isso. Hoje vivemos relações de diálogos, múltiplos pontos de vista e impactos difusos das ações individuais e coletivas. Portanto, tem sido fundamental manter canais de trocas, ouvir os desejos dos telespectadores, críticas, elogios e principalmente necessidades. Muito conteúdo tem sido criado a partir dessa troca.

O surgimento frequente de novas mídias tem algum efeito no espaço que a tv ocupa na vida do telespectador?

Tem sido interessante perceber como as mídias têm se somado na vida das pessoas. É normal interagirmos imediatamente nas redes sociais sobre o programa, entrevista, noticiário, jogo que estamos assistindo na tv. Assistimos algo numa matéria e, muitas vezes, buscamos mais informações ou conteúdo na web. Celebridades das redes sociais participam da TV e celebridades da TV conquistam internautas.... Portanto, mais do que nunca somos múltiplas telas, e a interatividade entre meios só tende a crescer.

Como todo mundo, a TV também precisou se adaptar ao momento da pandemia. Perguntamos à Carol, como foi este processo.

Assim como todas as empresas, tivemos que nos adaptar rapidamente. Primeiro internamente cuidando da saúde dos colaboradores, instituindo home office para algumas áreas e pessoas dos grupos de risco. Isso teve impacto na nossa programação que precisou ser adaptada à nova realidade de trabalho. Além disso, passamos a focar, principalmente no jornalismo, nas informações e impactos da pandemia. 

Qual o papel da TV na disseminação de notícias neste momento e sua importância na conscientização e prevenção da COVID-19? 

A televisão no Brasil tem papel fundamental num país continental e com tantas realidades diferentes. Um meio como a TV que atinge mais de 95% da população, numa pandemia, tem responsabilidade de transmitir informações confiáveis, orientações das autoridades de saúde, explicar riscos, precauções e claro, também ser companhia para tantos que se sentem isolados e inseguros. 

Várias pesquisas feitas, nesse período, apontam que cerca de 74% da população tem na TV uma das principais fontes de informação sobre a COVID-19.

Estamos vivendo um dos momentos mais desafiadores dos últimos anos. Com as fronteiras fechadas e o abre e fecha do comércio, muitas empresas encerraram as atividades e outras lutam para sobreviver. Carol, também falou sobre como a TV tem contribuído com os empresários neste momento. 

Temos feito reportagens importantes sobre os impactos, mas também de oportunidades do momento. Há acompanhamento sobre as medidas governamentais, linhas de créditos e serviços de ajuda aos empresários. 

Informamos cuidadosamente sobre a abertura/fechamento do comércio e as medidas de proteção e prevenção que empresas vêm adotando.

Em termos de oportunidades para anunciar, temos oferecido informações e orientações sobre como se comunicar da melhor maneira com os consumidores nesse momento, bem como, apresentado opções de mídia com negociações bastante atrativas. Nossa equipe Comercial tem trabalhado incansavelmente para auxiliar o mercado na melhor decisão de compra de mídia, produção do material e desenvolvimento dos negócios.

Com tantas mudanças acontecendo em tão pouco tempo, o que vocês planejam ou esperam do futuro da TV? 

Estamos muito otimistas e num movimento de constante transformação. Cada vez mais integramos tecnologias para melhor experiência do telespectador. A TV está em todas as telas: do aparelho fixo numa estante ao celular na palma da mão. 

Muitas pessoas nem percebem que estão assistindo TV (rs) mas estão quando recebem vídeos das nossas reportagens e programas ou acessam links em redes sociais. Sabemos da nossa relevância e responsabilidade em criar um conteúdo cada vez mais atraente e importante para o desenvolvimento da sociedade. 

Nós, da Dona Jurema Propaganda, acreditamos e trabalhamos para que a Comunicação seja um fator de transformação positiva na vida das pessoas.

Cada cliente possui suas particularidades e nesses mais de 10 anos de mercado, sabemos o quanto a TV pode ser relevante dentro de uma estratégia de comunicação.
Com o boom da internet, muito se falou sobre o fim da TV, e como ela iria substituir essa mídia. Hoje, mais do que nunca, sabemos identificar e valorizar o papel de cada uma. 
E os telespectadores com certeza agradecem a essa condição da tv de sempre estar se reinventando, reciclando e inovando.

Como você enxerga o papel da televisão hoje? Compartilhe conosco!

Um agradecimento à equipe da RPC e em especial a Carol, que hoje também completa mais um ano de vida! Sinta-se abraçada pela equipe da Dona Juju, muito sucesso, saúde e conquistas neste novo ciclo que se inicia. 

Como utilizar o LinkedIn para gerar negócios na sua empresa
Por Luciano Tita 18 abr., 2022
Gere negócios com o mercado profissional com o LinkedIn, a maior plataforma destinada a negócios com um papel estratégico para empresas e para os profissionais. Rede que gera oportunidade de negócios para todo tipo de empreendedores; Os que investem em sua carreira, e também os empreendedores com CNPJ.
23 mar., 2022
Durante a faculdade de publicidade, algumas matérias que temos na grade só começam a fazer sentido depois que entendemos na prática a importância delas estarem ali, como é o caso da disciplina de estética.
11 fev., 2022
Criar conteúdo não é fácil. Vamos deixar de rodeios e ir direto ao ponto. Aquela história de que os sobrinhos ou amigos que “fazem artes” por um valor simbólico, e agora está também se expandindo para todos os outros braços do marketing digital.
Share by: